quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Ansiedade...

Ouvi uma mãe falando: - Eu aviso meu filho de que vamos passear somente no dia do passeio, senão ele não me deixa sossegada até chegar o sábado, que é quando geralmente fazemos os passeios. Ele é ansioso demais!

Interessante pensamento da mãe, poupando seu filho da ansiedade de um passeio de menos de uma semana. Ao fazê-lo, a mãe deixa de propiciar ao seu filho instrumentos de enfrentamento de ansiedades futuras e que não resistirão a um período ainda inferior ao de sete dias.

Joseph Campbel diz que rituais são importantes para a passagem da criança para adolescência e para a fase adulta. A criança é obrigada a aguardar esse ritual de passagem e com isso ela própria lida com a sua ansiedade do seu modo.

Na atual sociedade, onde os cuidadores necessitam trabalhar fica a culpa de uma menor qualidade de criação de seus próprios filhos. Em muitos casos essa culpa é "atenuada" com o consumismo, quando os pais oferecem aos seus filhos como compensação toda sorte de brinquedos que o dinheiro pode comprar.

Quando cresce, essa criança se torna neurótica, e busca refugio em situações que lhes tragam o prazer imediato perdido por uma situação estressante, eis o caminho das pedras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário